ADORAÇÃO PROFÉTICA

14/11/2011 14:01

“Adoração Profética” Novidade? Moda? Esquisitice? Será que alguém explica o que é?”

O Espírito Santo (Ruach HaKodesh) está falando com a Igreja ainda em nossos dias. Apocalipse 2 e 3 nos ensina que o Espírito Santo tem algo a falar com a Igreja desde os dias da ascensão de Yeshua. Ele foi enviado para conduzir a Igreja na Sua missão de agente de D’us para implantar o Seu Reino na terra.

Este princípio está por trás das palavras de Yeshua que finaliza cada carta que Ele dirigiu às sete igrejas: Quem tem ouvidos, ouça o que o Ruach diz às igrejas. Também explica as palavras de Yeshua em Yochanan / João 16:13. “Todavia, quando o Espírito da Verdade vier, ele os guiará a toda a verdade, porque não falará por iniciativa própria, mas dirá apenas o que ouve, e lhes anunciará acontecimentos futuros”. De acordo com as palavras de Yeshua, a Comunidade Messiânica, à Igreja, deve ter um relacionamento vivo e dinâmico em que o Espírito Santo fala, a Igreja ouve e obedece a direção que o Espírito dá.

Na verdade é o mesmo paradigma que Yeshua vivia: dependência plena do Espírito Santo. Creio que Yeshua viveu assim na terra para exemplificar este paradigma para a Igreja. Seria necessário seguir o mesmo para cumprir a vontade de D’us em estabelecer o Seu Reino na terra. O Espírito Santo é quem nos conduz em nosso papel como cooperadores com D’us para implantar o Seu reino.

Atos 3:21 ensina que D’us está conduzindo a “restauração de todas as coisas”. Eu creio que este termo: adoração profética é algo que o Espírito Santo está falando para a Igreja nos nossos dias e não é novidade, nem moda, e muito menos, esquisitice.

Uma maneira para discernir quando o Espírito Santo está falando com a Igreja hoje é de observar a Igreja dentre os povos e nações. Se o Espírito está falando com as igrejas observaremos que o que Ele fala surgirá simultaneamente nas igrejas de cidades e nações e assim haverá uma testificação objetiva de que é Ele que está falando. Um levantamento simples entre os povos indica que este termo começou a ser usado na Igreja simultaneamente em muitos lugares em nossos dias. Sei que o Espírito Santo, no Seu papel de “parakletos”, fala com a Igreja no propósito de conduzi-la na implantação do Reino de Deus na terra.

Precisamos entender o que Ele quer dizer com o termo “adoração profética” para podermos experimentar o que D’us propõe ao introduzir esta idéia na linguagem da Igreja. Então o que podemos entender?

Adoração profética. Vamos entender o “profético” para poder entender o que o Espírito Santo está falando. Vamos definir o “profético” como aquilo que D’us faz e fala para se dirigir ao ser humano para expressar os Seus pensamentos, sentimentos, desejos, determinações, e propósitos para com os habitantes da terra. Neste sentido, o “profético” traz à terra o que está no céu. Isso é coerente com o propósito de D’us em estabelecer o Seu reino aqui na terra. Lembramos que Yeshua orou: Venha Teu reino, seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu. Esta frase revela que é a vontade de D’us estabelecer o Seu reino na terra e Ele irá fazer isso. O reino/governo que Ele tem no céu será estabelecido na terra.

O profético traz à terra o que está no céu. O propósito de D’us no profético é de propor uma visão, gerar uma expectativa, e revelar o Seu coração. Em falar sobre “adoração profética”, eu creio que D’us está gerando na Igreja uma visão e uma expectativa de algo que Ele deseja ver na terra: que a adoração da terra entre em concordância com a adoração do céu. Que adoremos a D’us na terra como Ele é adorado no céu. Que sejamos arrebatados pelo Seu Amor, Sua Santidade, Sua Bondade como os quatro seres viventes, os vinte e quatro anciãos e todos os adoradores celestiais. Que sejamos apaixonados como uma noiva que anseia o dia do seu casamento com Seu Noivo. Que os nossos “cultos” se tornem em momentos de encontro íntimo entre o Pai e seus filhos, entre o Noivo e a sua noiva.

E qual seria a razão do Espírito Santo falar isso para a Igreja? Será que há algo que precisa ser corrigido, transformado, modificado? Eu diria que sim. Vamos entender, Yeshua está chamando a Igreja ao arrependimento desde o momento que Ele ditou as cartas às Igrejas do Apocalipse. Neste sentido o João foi profeta de D’us para chamar a Igreja ao arrependimento nas áreas que Yeshua estava denunciando. Se olharmos para os profetas nas Escrituras, veremos que eles também tinham levantado suas vozes no mesmo sentido.

Podemos observar em Yesha’yahu / Isaias 1:10-16: “Ouçam o que Adonai diz, governantes de S’dom! Ouça a Torah de D’us, povo de Amorah! Por que são oferecidos a mim todos aqueles sacrifícios?, pergunta Adonai. Estou farto de ofertas queimadas de carneiros e da gordura de animais engordados! Não me agrado do sangue de touros, cordeiros e bodes! Sim, vocês comparecem à minha presença; mas quem pediu que pisoteassem meus pátios? Parem de trazer ofertas de grão inúteis! Elas são como incenso repugnante para mim! Rosh-Hodesh, shabbat, convocações solenes – não suporto a perversidade das suas assembléias! Tudo em mim odeia seus Rosh-Hodesh e seus festivais;  eles são um fardo pra mim – estou cansado de suportá-los! Quando estenderem as mãos, esconderei meus olhos de vocês; não importa quanto orem, não serão ouvidos, pois suas mãos estão cobertas de sangue. Lavem-se! Afastem seu mau procedimento da minha vista! Parem de fazer o mal”.

O profeta está denunciando que a adoração da nação não está agradando mais ao Senhor. O Senhor declara que embora estejam adorando normalmente, Ele nem está recebendo esta adoração. O seu contemporâneo Amós (9:11) também denunciou a adoração de Yisra’el: “Quando esse dia chegar, reerguerei a sukkah arruinada de David”. No momento em que Amós escrevia seu livro, o templo estava em pleno funcionamento. Com sua denúncia, Amós estava revelando o coração do Eterno: Ele via a adoração do templo como “caído”.

“Adoração profética” não se trata de nenhuma “novidade” porque o que D’us propõe já existe no céu. Não se trata de “modismos”, pois adorar ao Senhor é a vocação sublime de todo ser e não moda. Torna-se “moda” por causa da nossa falta de discernimento do mover de D’us. Não se trata de “esquisitice” para aquele que sabe que adorar a D’us é algo que começou no céu e é sobrenatural.

Eu creio que o Ruach HaKodesh (o Espírito do Santo) está falando “adoração profética” como um chamado ao arrependimento. Creio que o Espírito de D’us está denunciando que a adoração da Igreja deixa a desejar como a adoração de Yisra’el nos dias de Isaías e de Amós. Ele chama a Igreja para olhar para o padrão universal de adoração: a adoração dada a D’us no céu.

Chegou o tempo da Comunidade Messiânica, à Igreja do Mashiach, Yeshua, reproduzir na terra o mesmo padrão de adoração estabelecido no céu. Desta forma atrairemos a presença do Eterno para nosso território, estabelecendo assim o Reino de D’us na terra, por meio da adoração.