QUEM É YESHUA?

14/11/2011 02:26

Nós somos feitos à imagem e semelhança de D'us através do Seu Filho, que serviu de modelo para a nossa criação. Por isso ele é chamado do filho do homem, pois de fato ele é o primeiro homem espiritual e o único gerado nos céus. Nós somos feitos à imagem e semelhança de D’us a partir do “DNA” espiritual do Seu Filho Yeshua, e é por isto que quando nascemos de novo espiritualmente não nos tornamos D’us ou deuses, mas filhos de D’us. Em outras palavras, somos todos potencialmente filhos de D'us e não deuses. Quando nós recebemos o testemunho de Yeshua, o Messias, e o aceitamos como Senhor e Salvador de nossas vidas, somos agraciados com uma espécie de adoção espiritual que nos torna filhos de D’us e o Filho de Elohim passa a ser o nosso irmão mais velho. A B'rit Hadashah é muita clara a respeito disto quando diz: “Pois aquele a quem conheceu de antemão, também determinou antecipadamente que se conformassem ao padrão de seu Filho, para que ele possa ser o primogênito entre muitos irmãos”. (Romanos 8:29).


Ele, como primogênito, recebe o título de Senhor, pois tem autoridade sobre nossas vidas e também uma porção dupla de herança. A porção dupla do Messias tornou-se na verdade multiplicadora, não só porque Ele é incomparavelmente maior do que nós, mas em razão do seu testemunho, cuja grandeza excedeu em muito a qualquer outro exemplo de um homem terreno. Através de Yeshua se abriu uma grande porta para a salvação.


A relação do Filho de Elohim com aqueles que se tornaram seus irmãos é explicado na B’rit Hadashah, tendo como referencial o Tanakh. Acerca disto lemos: “ao dizer: Proclamarei teu nome a meus irmãos; na congregação, cantarei teu louvor... Por essa razão, ele teve de se tornar semelhante aos irmãos em todos os aspectos, para se tornar Kohen gadol misericordioso e fiel a serviço de D’us, e fazer kapparah pelos pecados do povo” (Hebreus 2:12,17). Ao revestir-se de homem terreno, o Filho de Elohim estava na verdade abrindo uma porta para os homens terrenos transformarem-se em homens espirituais e celestiais. Assim, todos os que depositam confiança Nele, se tornam semelhantes a Ele, ou seja, homens e mulheres espirituais.


O sacrifício do Messias serviu de pagamento pela dívida contraída por Israel e por toda a humanidade em razão do pecado, que é a transgressão das leis do Eterno. Em razão disto o Filho de Elohim recebeu o título de Salvador (Shua = Salvação, Salvador), pois foi através dele que a Salvação do Eterno alcançou a Israel e por extensão toda a humanidade. Ele também recebeu do Eterno o título de Senhor sobre nós e sobre a própria terra. O domínio sobre a terra foi dado originalmente ao homem, mas perdido em razão da sua desobediência. Assim, antes da vinda do Messias, a terra estava a mercê da influência opressora exercido pelo império das trevas. Mas o Filho de Elohim foi o resgatador da terra, aquele que a reconquistou, assumindo assim o direito de propriedade e domínio sobre ela. Herdaremos, reinaremos e venceremos se estivermos associados ao Messias, que por sua vez terá domínio sobre nós, e reinará para sempre na terra, segundo a vontade do Eterno.


Yeshua também recebe o título de Filho unigênito de D'us, porque foi gerado diretamente pelo Eterno tendo sido formado com substância Divina, e assim ele é o único do seu tipo. Em outras palavras, o Filho de Elohim foi o único gerado a partir do DNA espiritual do Eterno. Ele é na verdade o único que no sentido pleno foi gerado segundo a imagem e semelhança de D’us, enquanto nós somos a imagem e semelhança do Eterno através dele, Yeshua, o Messias. Porém, ele nunca usurpou a posição de igualdade para com D'us, mas sempre se posicionou como Filho de Elohim e às vezes como servo do Eterno. Acerca disto lemos na B'rit Hadashah: “Apesar de ele viver na forma de D’us, não considerou a igualdade com D’us algo a ser mantido pela força. Ao contrário, esvaziou a si mesmo, ao assumir a forma de um escravo, tornando-se como os seres humanos são” (Filipenses 2:6,7). Tendo sido gerado com substância Divina, Yeshua nunca usurpou ser igual ao Eterno, pois embora tenha a aparência de Elohim, ele não é o Pai. Por outro lado ao manifestar-se em um corpo carnal, não se importou em ficar parecido conosco, homens terrenos, embora ele não seja igual a nós, pois como já foi dito, ele é o primeiro homem espiritual, que teve origem nos céus e por isto é chamado também de homem celestial. Em outras palavras, Yeshua teve todo o cuidado de não usurpar a posição do Pai, que é o Senhor do universo, mas não se envergonhou de parecer conosco, embora seja incomparavelmente maior do que nós.


Na continuação do versículo constatamos como esta atitude do Messias agradou o Eterno, que lhe deu um nome que está acima de todo nome. Yeshua recebeu esta honra especial por ter cumprido com perfeição a sua penosa missão. Mas, para que jamais nos desviemos da verdade, quem dá é maior do que quem recebe, e assim o Eterno está acima de todos.


Reforçando a afirmação de que somos criados por excelência á partir do Filho de Elohim, Yeshua certa vez disse: “Quando o dia chegar, compreenderão que estou unido a meu Pai” (Yochanan / João 14:20). Ele disse isto porque saiu do Pai, ou seja, a sua origem está no Eterno. Na continuação do texto ele disse: “e vocês a mim, e Eu a vocês”, porque saímos dele e nos tornamos filhos de D’us quando ele vem a nós e nos desperta espiritualmente. Quando ele diz: “vocês a mim”, está revelando que tivemos origem nele, e ao dizer “eu a vocês”, refere-se ao fato de que nos tornamos filhos legítimos de D’us se o seu espírito (do Messias) habitar em nós e isto ocorre por uma operação sobrenatural, a qual é ativada pela Ruach HaKodesh (o espírito do Santo). Por isto, quando o Eterno olha para nós, Ele lembra do próprio Filho e isto o comove, pois potencialmente todos os seres humanos são Seus filhos, embora nem todos despertem para esta realidade. Assim, nos tornamos de fato filhos de D’us quando o espírito do Eterno faz habitar em nós o espírito do Seu Filho, mudando assim a nossa espécie de homem terreno para homem celestial, tornando-nos semelhantes ao Filho de Elohim, como está escrito na B’rit Hadashah: “Entretanto, vocês não se identificam com a antiga natureza, mas com o Espírito – se o Espírito de D’us vive em vocês, porque quem não tem o Espírito do Messias não permanece a ele” (Romanos 8:9).


A capacidade de chamar o Eterno de Pai é gerada pelo espírito do Filho de Elohim que vem até nós, e acerca disto lemos: “E, por serem filhos, D’us enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e o Espírito clama: “Abba!”(isto é, “Pai querido!”). (Gálatas 4:6). Esta operação sobrenatural só se torna real quando o homem aceita o testemunho do Filho de Elohim, Yeshua, o qual abre a porta para a vida eterna.


O motivo porque o diabo, “ha satan”, odeia tanto o ser humano, é porque cada um de nós somos potencialmente filhos de D’us. É justamente por isto que os espíritos malignos fazem de tudo para escravizarem e oprimirem os seres humanos. Por trás de toda a opressão maligna está à revolta dos demônios com relação à D’us e o ciúme e a inveja que eles têm do Filho de Elohim. Se eles não podem atingir o Eterno e o Seu Filho, fazem de tudo para nos atingir, pois afinal de contas somos semelhantes ao Filho de Elohim. Por outro lado o Eterno nos ama de uma maneira muito especial, e nunca deixa de enxergar a nossa verdadeira essência, apesar daquilo que nos tornamos em razão do pecado e da desobediência. Este amor do Eterno por nós se manifestou de uma forma inquestionável e maravilhosa ao enviar o Seu próprio Filho para nos salvar. Na B'rit Hadashah há um versículo que revela isto de uma forma muito clara: “Porque D’us amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo que nele confia possa ter vida eterna, em vez de ser completamente destruído” – “No entanto, a todos que o receberam, aos que depositaram confiança na pessoa e no poder dele, ele lhes deu o direito de se tornarem filhos de D’us” (Yochanan / João 3:16 e 1:12).


Todo este plano de salvação que começou com a Torah e foi plenificado com a vinda do Filho de Elohim, foi direcionado àqueles que sempre buscaram o Eterno e nunca se resignaram a mera busca de satisfação neste mundo. Homens como Abel, Enos e Enoque, Noé e os descendentes do seu filho Shem (Sem), Abraão e seus descendentes, o nosso povo, o povo de Israel, sem esquecer de Moisés, Davi e tantos outros, e após a primeira vinda do Messias, pessoas de todas as nações, os quais foram chamados a salvação através do testemunho do Filho de Elohim. A todos estes a porta da salvação foi aberta. Salvação que começou com Israel, alcançou todas as nações e será concluída com a restauração espiritual de Israel nos últimos dias.